Se você está iniciando no mundo Coworking, é importante saber que existe algumas regras que devem ser seguidas dentro desse espaço de trabalho. Essas regras são importantes, já que cada um dos profissionais possuem um perfil diferente, com dinâmicas e rotinas distintas.

Pensando nisso, nós elaboramos esse artigo, citando as principais regras que são impostas nos espaços Coworking, vamos lá?!

1. Cuidado ao falar no telefone

O volume da voz ao falar ao telefone, é a maior reclamação de quem trabalha em espaços de Coworking. Obviamente que o silêncio total é algo impossível de obter, mas é muito importante saber controlar o tom de voz ao atender uma ligação enquanto outros profissionais estão trabalhando.

Geralmente os espaços de Coworking possuem locais destinados para isso, caso o seu não tenha, você pode utilizar uma sala de reunião vazia, uma sala de atendimento, ou até mesmo a recepção.

Caso não seja possível utilizar nenhum desses locais, ao atender uma ligação certifique-se que não esteja atrapalhando o trabalho do seu colega.

2. Respeite os espaços coletivos

Muitos coworkings oferecem espaços coletivos para descanso ou bate-papo entre os profissionais do local. Mas isso não significa que você deve utilizá-lo sem respeitar o espaço do outro.

Muitas vezes, algumas salas são divididas em turnos, por esse motivo, é importante que o seu parceiro receba o local de trabalho da mesma forma que ele o entregou.

Além do cuidado com os materiais de trabalho, é importante se atentar com as refeições realizadas no ambiente de trabalho. Escolha alimentos que não façam muita sujeira, como uma fruta ou um salgadinho.

E quando essas refeições forem realizadas nos espaços coletivos, não deixe de limpar sua sujeira, recolha as xícaras que utilizou e as embalagens ou restos de alimentos que ingeriu. Dessa forma o espaço sempre estará organizado e aconchegante.

3. Cuidado com essências fortes e desagradáveis

Em um ambiente compartilhado é importante pensar em todos os detalhes, principalmente naqueles que irão atrapalhar ou prejudicar os seus colegas do local.

Por exemplo, a utilização de perfumes fortes, materiais de limpeza ou comida que tenha um cheiro mais forte que o normal, podem incomodar os seus colegas, então sempre se certifique que todos ao seu redor estão confortáveis com os produtos e alimentos que consome.

4. Utilize fones de ouvido

Não pense que o fone de ouvido é útil somente para ouvir músicas durante o trabalho ou em momentos de descontração. Eles podem ser muito úteis na realização de tarefas do seu cotidiano.

Ter que assistir a vídeos, palestras e documentários, na maioria das vezes, é algo que faz parte da rotina do profissional, e para que seus outros colegas não sejam incomodados a utilização dos fones de ouvidos são fundamentais.

Outra serventia fundamental para os fones de ouvido, é o abafamento do som no momento de muita agitação, dessa forma você consegue continuar concentrado em suas tarefas.

7. Colabore nas ações do dia a dia

Falando especificamente da região onde trabalhamos, praticamente todo coworking em Brasília possui a contratação de pessoas específicas para realizar a limpeza e os serviços da copa, como a preparação do café, mas isso não significa que você não pode ajudar nessas tarefas simples.

Você não precisa fazer um café, ou limpar o banheiro, mas avisar aos responsáveis que a garrafa está vazia ou então que o banheiro está sem papel, são ações simples que não demandam esforço e tornam o ambiente de trabalho mais receptivo e agradável.

8. Não atrapalhe seus colegas nos horários de serviço

É de conhecimento geral, que a boa convivência deve ser zelada em espaços de Coworking, mas você deve ter ciência dos limites de cada um dos seus colegas de trabalho.

Lembre-se que existem trabalhos que não permitem conversas durante a sua execução. Por exemplo, um produtor de conteúdo, não consegue redigir um artigo enquanto bate papo ou então escuta música, a concentração e o foco são fatores fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho.

Então, deixe para conversar em locais apropriados, como a sala de descanso, a recepção ou a cozinha, mas lembre-se de verificar se seu colega está afim de bater papo.

Essas regrinhas não são difíceis de ser aplicadas no dia a dia, e garantem que o ambiente de trabalho seja adequado para todos que compartilham o espaço.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *