Quando você estiver chegando ao final do seu curso, certamente os pensamentos do que fazer após o término começam a surgir com frequência. 

Considerando o cenário atual do mercado de trabalho, é necessário ficar atento a todas as possibilidades, inclusive a possibilidade de ter muita dificuldade de encontrar um emprego dentro da sua área; ou encontrar um emprego que pague à altura da sua graduação.

Esteja ciente que diploma é significado de crescimento pessoal e profissional, de enriquecimento de currículo, e não de emprego imediato. Dentro deste contexto, é de suma importância saber os caminhos que você quer trilhar, deixando as metas e os objetivos sempre bem claros para si. 

pós-graduação,

PÓS-GRADUAÇÃO

A pós-graduação é uma especialização extra da área que você já concluiu. Levando em conta os longos anos de estudo, dificilmente este será seu primeiro pensamento após concluir a universidade, pois continuar estudando cada vez mais ininterruptamente não parece uma boa opção a primeira vista. 

Ainda assim, considere esta possibilidade, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais. Além de experiência, requisito quase que sempre pedido pelas empresas, o ensino superior com especializações possuí é privilegiado dentro dos departamentos pessoais.  

VALORES PESSOAIS

Após concluir sua graduação, uma reavaliação de pontos já vistos é muito eficaz. Por exemplo: repense qual é seu objetivo de vida profissional, afinal você passou anos pensando em possibilidades e dificilmente tomou uma decisão sem alterar os rumos durante o período. Assim, você pode colocar seus valores pessoais acima de tudo, buscando no seu self suas qualidades e ambições para melhor se colocar no mercado de trabalho. 

Considere que independente de onde você irá atuar profissionalmente, haverá ambientes variados; relacionamentos pessoais; afinidades, etc. Coloque-se num meio onde suas qualidades se tornam mais virtuosas, como ambientes mais calmos ou mais agitados, conforme a conclusão que você chegar. 

  • Planejamento: os resultados de qualquer ação são provenientes de um planejamento. Feito a longo prazo, é bem provável que os resultados sejam positivos. Desta forma, avalie se tudo o que você fez foi em prol da sua integridade pessoal. 
  • Conhecimento: avalie-se! Concluir sua graduação não significa (em alguns casos) que você está cem por cento preparado para encarar os desafios profissionais que estão por vir. Se seu conhecimento teórico estiver em dia, parta para ação. Caso contrário, reformular o que já foi aprendido é uma técnica simples e rápida para enriquecer seus valores pessoais. 
  • Currículo: você já se esforçou, se dedicou, e por fim, se graduou. Então, é importante você montar seu currículo com todas as experiências que você teve durante o período acadêmico e fora dele, como estágios, por exemplo. Um currículo bem escrito, com ênfase no seu objetivo, mostrando suas qualidades sempre se destacarão entre os outros. 

Pós-graduação ou curso de extensão: qual a diferença? Saiba aqui: https://vaidebolsa.com.br/pos-graduacao-ou-curso-de-extensao/

CONCURSOS PÚBLICOS

Os concursos públicos são, sem dúvidas, grandes gatilhos para carreiras profissionais promissoras. Após sua auto análise, verificando suas qualidades e que realmente obteve um acervo de informações necessárias para atuar na sua área, realizar um concurso público pode lhe trazer grandes benefícios. 

Concursos para quem finalizou o curso superior é limitado em questão de participantes, pois poucos conseguem chegar lá, apesar de medir esforços. Desta forma, você encontra um aliado para destacar-se entre os demais. 

Cursos preparatórios também são bem-vindos antes de realizar os concursos públicos, pois eles não acontecem com muita frequência. Para garantir que você está preparado, um cursinho pode fazer relembrá-lo de matérias aprendidas no início do curso que já foram esquecidas ou algo semelhante. 

INTERCÂMBIO 

pós-graduação,

Se há algo que enriqueça de forma esplendorosa o currículo são os intercâmbios. Viagens internacionais em busca de conhecimento e prática de atuação são ferramentas diferenciais. 

Inclusive hoje, no mercado de trabalho, algumas empresas solicitam como requisito mínimo um intercâmbio relacionado à sua profissão. 

Busque plataformas que ampliem essas possibilidades, buscando as melhores ofertas para os melhores lugares. Juntar grupos de estudantes recém graduados é uma boa opção, afinal, dividindo as contas tufo fica mais fácil e a experiência se torna mais agradável. 

DESFRUTE DO JÁ CONHECIDO

Há quem diga que entrar na faculdade é difícil, mas sair dela é mais ainda. Sendo assim, mantenha sempre contato com aquelas pessoas que fizeram parte da sua vida acadêmica durante tanto tempo. 

Professores, coordenadores, colegas… Todos os tipos de pessoas que com você participaram da tão sonhada conclusão do ensino superior. Manter esta forma comunicação pode lhe render ótimos frutos, como indicações para experiências em intercâmbios, como já citado; indicações no mercado de trabalho por parte de professores; comunicação um para um com colegas que tenham influência dentro de uma empresa que está em busca de novos profissionais. 

Todas estas possibilidades só são possíveis com uma boa relação com todos que estiveram ao seu lado, utilizando-os como grandes aliados. Além disso, os papéis podem se inverter: talvez algum colega precise da sua ajuda para encarar a nova realidade, então mantenham-se sempre conectados! 


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *